Será que você sabe o que é o TWI de um pneu?...

Será que você sabe o que é o TWI de um pneu? | Novembro/2016

31
0

O TWI é o dispositivo visual desenvolvido para indicar o limite seguro para utilização dos pneus nos carros. TWI é uma sigla da expressão inglesa “Tread Wear Indicator”, a tradução para o português pode ser “Indicador de Desgaste de Rodagem”.

Os canais dos pneus, que alguns o chamam de “rastros”, têm a função de garantir a maior aderência da borracha com a rodovia, canalizando e expulsando tudo que possa separar o pneu do solo, como por exemplo: água, óleo e areia. Quando a profundidade do canal fica igual ou menor que 1,6mm perde-se essa função, causando derrapagens ao frear, ao passar em curvas fechadas ou em arrancadas em cruzamentos.

Para facilitar a leitura da profundidade do canal sem o uso de instrumento foi criado o TWI que fica localizado nos canais dos pneus, sendo um ressalto nesses canais, facilmente localizado deixando deslizar a chave do carro pelos canais, até perceber que a mesma passou pelo ressalto, esse ressalto é o TWI.

Quando o TWI fica exposto o carro pode ficar descontrolado em curvas ou em poças de água, como também, os pneus podem sofrer deformações, facilmente serão furados por pregos e outros objetos perfurantes.

Por tanto, o pneu do seu carro fica “careca” quando atinge o TWI, não é quando acabam as “riscas” dos pneus. Substitua seus pneus sempre que o TWI ficar visível sem precisar passar chave do carro nos canais.

Alex Marques Magalhães
Técnico Mecânico Especializado
mmautosmaracanau@gmail.com

 

 

 

Comments

comments