Bom atendimento como vantagem competitiva | Agosto/2017

Bom atendimento como vantagem competitiva | Agosto/2017

41
0

Caros amigos, vocês já perceberam que é cada vez mais difícil diferenciar um produto ou serviço baseado apenas na sua qualidade específica? E eis que, quando tudo parece igual, a solução distintiva normalmente está no atendimento. É ele que, no final das contas, garante a fidelização do cliente.

Vejamos alguns fatores do atendimento que podem representar uma boa vantagem competitiva:

Gostar de gente: É impossivel atender bem sem gostar de gente. Se, por exemplo, o funcionário designado para a função tem problema de relacionamento com os colegas dentro da empresa, há grande possibilidade de não se relacionar bem com o cliente. Gente que não gosta de gente não pode ser a linha de frente da empresa.

Gostar de resolver problemas: O cliente está sempre em busca de resolver um problema, seja “matar a fome”, vestir-se melhor, ter mais conforto no carro, sintir-se mais bonito. Quem atende o cliente não pode descançar enquanto o problema não for resolvido e o cliente ficar feliz.

Gostar de aprender: Aprender é um processo contínuo. O profissional que não compreende isso fica para trás. É preciso aprender qual a tendência do mercado que você atende; o que está rolando nas redes sociais sobre o seu segmento de mercado; que livros foram lançados sobre temas que pode ser relevantes para o seu negócio; que cursos foram feitos para aprimorar suas habilidade de atendimento. Aprender sempre.

Saiba ouvir: Deixe o cliente falar, faça perguntas, estimule o diálogo, consiga o maior número de informações possíveis para que você possa oferecer a solução adequada ao problema e, se possível supreenda com algo mais. Quanto mais o cliente falar, mais chances você tem de acertar. Então, escute.

Agir com ética: Com o advento da internet, mais precisamente das redes sociais e dos celulares, todo mundo hoje é fotógrafo, cinegrafista e jornalista. Trate seu cliente com respeito e ética. Não dê desculpas esfarrapadas, não minta, não faça promessas que não pode cumprir. Não corra o risco de ter milhões de clientes falando  mal da sua empresa.

Bem, existem dezenas de técnicas para promover um bom atendimento, mas, por enquanto, ficamos por aqui. Lembre-se: Não existe melhor propaganda que um cliente satisfeito.

Jorge Costa
Consultor Marketing e Política
jorge@jorgewcosta.com.br

www.academiadeherois.com

 

Comments

comments