Hemoce inicia atividades da Semana Nacional do Doador de Sangue

Hemoce inicia atividades da Semana Nacional do Doador de Sangue

39
0

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, Hemoce, da rede pública do Governo do Ceará, iniciou nesta segunda-feira, 20, as comemorações da Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Durante todo o dia foram oferecidos serviços de beleza e bem estar para quem esteve na sede do Hemoce. A autônoma Cristina Oliveira foi uma das voluntárias que comemorou a Semana do Doador com solidariedade em dose dupla. Há mais dez anos, ela faz da doação sanguínea uma atividade regular. “Eu comecei a ser doadora de sangue simplesmente para ajudar a quem precisa, por livre e espontânea vontade, porque meu principal objetivo é ajudar ao próximo”, declara. Nesta segunda-feira, a ida de Cristina ao Hemoce foi ainda mais especial. Ela acompanhou a primeira doação de sangue da filha Lívia de 16 anos de idade. “Todas as vezes que vinha doar, eu trazia a Lívia junto comigo e ela sempre me pedia para doar, mas era necessário completar a idade certa. Agora que ela fez 16 anos, foi a hora de realizar um desejo antigo”, comemora.

Para homenagear voluntários como Cristina, Lívia e tantos outros que durante todo o ano doam tempo e vida através da doação de sangue, o Hemoce preparou uma semana com atividades especiais na sede em Fortaleza e nos hemocentros do interior do estado. Nesta segunda-feira a humorista cearense Madame Mastrogilda, o mágico Thiago Eto, animaram o público. Serviços de beleza e bem estar como corte de cabelo, manicure, maquiagem, SPA das mãos, massagem e designer de sobrancelhas foram oferecidos a quem esteve na sede do Hemoce. A programação especial com diferentes serviços segue até o dia 25 de novembro, data em que é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A comemoração acontece tanto no Hemoce Fortaleza, na Av. José Bastos 3390, no bairro Rodolfo Teófilo, quanto nas unidades do interior do estado: Quixadá, Sobral, Crato, Juazeiro do Norte, Crato, e Iguatu. (Confira aqui a programação).

Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue

A Semana do Doador Voluntário de Sangue é tradição em todos os hemocentros do país. Acontece em alusão ao dia 25 de novembro, data que é celebrado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A semana tem como principal objetivo agradecer aos doadores e incentivar novos voluntários para doar sangue. No Ceará, a Semana do Doador traz como tema a campanha “Você Doaria Sangue Para Mim”?, com o objetivo de destacar que a doação pode beneficiar diferentes pessoas e que o gesto de solidariedade é de cada um para todos.

A campanha ocorre até o dia 31 de dezembro e a expectativa é coletar 18.000 mil bolsas de sangue em todo o estado. “Nós já estamos preparando o estoque para os festejos de final de ano, porque todo sangue doado antes de ser distribuído para os hospitais passa por uma análise e processamento e por isso é necessário que as doações sejam feitas com antecedência da necessidade”, ressalta Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce.

Todos os tipos sanguíneos são necessários, mas em especial os tipos O positivo, O negativo e A positivo, pois são os mais comuns na população cearense. O sangue doado ao Hemoce é utilizado em transfusões, cirurgias, no tratamento de pacientes com câncer e nos atendimentos de urgência e emergência em cerca de 450 unidades de saúde do Ceará.

Doe sangue, salve vidas

Para ser um doador de sangue, é necessário estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e apresentar um documento de identificação oficial e com foto. Os menores de idade devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal. O termo de consentimento está disponível no site www.hemoce.ce.gov.br.

Onde doar sangue?

As doações podem ser feitas na sede do Hemoce em Fortaleza, no posto de coleta no IJF, nos hemocentros regionais (Quixadá, Iguatu, Crato, Sobral), no hemonúcleo de Juazeiro do Norte, além das coletas externas que acontecem diariamente. O Hemoce destaca ainda que é necessário um intervalo entre uma doação e outra. Os homens podem doar a cada 60 dias no máximo 4 vezes ao ano e as mulheres a cada 90 dias até 3 vezes em 12 meses.

Comments

comments