COMPARTILHAR

Tem sido muito frequente nossos clientes chegarem solicitando óleo lubrificante para motor de alta quilometragem para carros seminovos com menos de 100mil quilômetros rodados. Costumo dizer que com essa marca o motor está na primeira infância.

Lógico que isso também vai depender como esse motor foi exigido e cuidado. A vida útil de motor pode chegar a 1 milhão de quilômetros rodados, sendo que muitos tem sua primeira retífica aos 250 mil quilômetros rodados.

E aí você pode perguntar: Alex, o que posso fazer para conservar o motor de meu carro a quilometragem tão elevada? O básico para preservar o motor e todo o veículo apoia-se em 3 pilares: condução, manutenção e qualidade dos lubrificantes e peças de reposição.

A condução do veículo que preserva o motor do carro começa na partida do motor a frio: antes de partir o motor acione a chave até acender as luzes e aguarde o sistema de injeção pressurizar o combustível e aperte o acelerador somente depois de uns 10 segundos, para que o lubrificante circule em todo o motor; quando estiver dirigindo passe marcha no tempo correto, evitando rotações elevadas, aquelas que a descarga do carro ronca alto, respeitando os limites de velocidade para cada vai e na marcha correta para essa velocidade, você já consegue dirigir sem forçar o motor; fique atento ao indicador de temperatura no painel, mantendo a temperatura nos níveis recomendados pelo fabricante ou parando o carro quando acender alguma luz no painel.

Nas próximas edições virão os outros temas.

Alex Marques Magalhães
Técnico Mecânico Especializado
mmautosmaracanau@gmail.com

 

Comments

comments