COMPARTILHAR

Em sua quarta edição, o Festival de Circo do Ceará, que é um dos maiores eventos de arte circense do Norte/Nordeste brasileiro, traz vasta programação. Em Fortaleza, a programação acontecerá no Dragão do Mar e no Porto Iracema das Artes, com apresentações artísticas e ações formativas. Durante o festival acontecem apresentações e ações formativas locais, nacionais e internacionais, com artistas de países como Espanha, Argentina, Uruguai, Mongólia e Grécia. A programação deste ano conta com 53 apresentações distribuídas por Fortaleza, Paracuru, São Gonçalo do Amarante e Canoa Quebrada. Além de outras nove apresentações em parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) e a Rede Cuca, fechando um total de 62 apresentações e mais 10 oficinas.

 



Formação em Arte Circense

Nesta edição, o Festival de Circo do Ceará traz 10 oficinas de formação para quem deseja iniciar ou se desenvolver nas diversas linguagens do circo. As ações formativas são realizadas através do programa Luz no Picadeiro e pretende envolver cerca de 200 participantes. Giza Diógenes, uma das idealizadoras, destaca que as oficinas registram um pontapé inicial para fomentar o processo criativo de novos números e espetáculos dos artistas circenses. Muitos números e mesmo espetáculos surgem do resultado das oficinas, que apesar de curtas, é o que tem de formação aberta para os artistas” detalha Giza.



A capital cearense recebe três oficinas, sendo duas delas no Porto Iracema. Este é o segundo ano consecutivo que a escola recebe atividades do evento. O Porto Iracema das Artes recebe as oficinas “A Arte de Fazer Rir”, com o argentino Diego Bruzzone, e “Magia Cômica”, com o espanhol Adrian Conde. As duas oficinas acontecerão nos dias 13 e 14 de novembro, das 14h às 17h, e são destinadas 20 vagas para cada uma. Toda a programação do festival é gratuita.

Na oficina “A Arte de Fazer Rir” (El Arte de Hacer Reir), que será ministrada pelo artista argentino Diego Bruzzone, serão abordadas distintas técnicas de clown (palhaço), expressão corporal e técnica para aqueles que desejam experienciar ou aprofundar seus conhecimentos na área. Ela é voltada a participantes dos níveis iniciante e intermediário e acontecerá na Sala de Dança do Porto.

Já a oficina “Magia Cômica”, que terá o mago espanhol Adrian Conde como facilitador, abordará recursos que visam ajudar artistas com o trabalho de palco. Nela, serão usados o jogo e a magia como uma forma de aprender. O público-alvo desta oficina é artistas de nível intermediário. Ela será executada na Sala de Teatro da escola.

Cada oficina tem um limite de 20 vagas e as inscrições podem ser feitas AQUI até esta sexta-feira (10).

 


Articulação em Rede

Um dos artistas idealizadores do Festival, Ângelo Márcio, destaca o diferencial de realizar o evento articulado com outros quatro festivais cearenses que acontecem simultaneamente, sendo eles: a Mostra Sesc Cariri, o Festival Popular de Teatro de Fortaleza, Mostra Dragão do Mar em Canoa Quebrada e Festival dos Inhamuns. Circo, Bonecos e Artes de Rua. Segundo Márcio, a ação é muito propícia para o momento de dificuldades na produção cultural, e repercute positivamente para todos os envolvidos, apostando na colaboração dos grupos de artistas de diversos estados e países, juntamente com agentes culturais, organizações independentes e sociedade civil organizada.

O Festival

O Festival de Circo do Ceará – Festival Internacional de Arte Circense acontece desde 2014 e surge com o objetivo de difundir, capacitar e integrar as diversas possibilidades do universo circense no Ceará. Em quatro anos de caminhada o festival hoje é uma grande referência na produção, fruição, articulação e intercâmbio cultural da arte circense no nordeste brasileiro.

O Festival de Circo do Ceará é apresentado pela Enel e Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura, com o apoio das Prefeituras Municipais de Paracuru e São Gonçalo do Amarante. Uma realização da Iluminura Produtora Cultural e Produção Executiva da Indústria da Arte.

PROGRAMAÇÃO NO DRAGÃO DO MAR
Dia 11 | Sábado

18h – Charanga (CE)
18h30 – Mulher Orquestra | Latin Duo (ARG)
18h40 – Barro e Estrela | Gabriela Jardim (CE)
19h – A Trupe do Carrapicho | Grupo Garajal (CE)
19h10 – Duo Trapeze Lovat | Duo Lovat (RJ)
19h20 – Palhaço Pimenta (CE)
20h – Contorção| Shuree (MON)
20h10 – La Risa es Bella – Diego Bruzzone (ARG)

Dia 12 | Domingo

17h – Vagor & Bellavita | Dromocósmicas (BRA/GRE) (excepcionalmente esta atração será na Praça Verde)
18h – Charanga
18h30 – O Virtuoso no Picadeiro do Circo | Circo Escola Canoa Criança (CE)
19h – Ensaio sob Gravidade | Companhia Itinerante de Malabares (CE)
19h20 – H2Boom | El Gran Enano (URU)
20h – Pedra no Sapato | Laguz Circo (BRA/ARG)
20h10 – Argolas Olímpicas | Netinho Calvo (CE)
20h20 – Piccolo Camerino | Adrian Conde (ESP)

PROGRAMAÇÃO NO PORTO IRACEMA DAS ARTES

Dias 13 e 14 de novembro | Segunda e Terça

O que: Oficina A Arte de Fazer Rir, com Diego Bruzzone (Argentina)
Onde: Sala de Dança do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Quando: 13 e 14 de novembro, das 14h às 17h
Nível iniciante e intermediário
Inscrições AQUI
20 vagas
GRATUITO

O que: Oficina Magia Cômica, com Adrian Conde (Espanha)
Onde: Sala de Teatro do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Quando: 13 e 14 de novembro, das 14h às 17h
Nível Intermediário
Inscrições AQUI
20 vagas
GRATUITO