COMPARTILHAR

Caros leitores do Jornal Expresso CE, 2018 chegou e com ele a esperança de crescimento econômico e consequente retomada do emprego. Ocorre, meus caros, que com mais de 14 milhões de desempregados, a concorrência por uma vaga no mercado será grande. Por isso, para a primeira edição do ano, vamos dar dicas de como se portar em uma entrevista de emprego, etapa que mais “derruba” candidatos em todos as áreas.

DICA 1.  A primeira impressão é a que fica.

Você não estará sozinho nesse jogo, dezenas de pessoas podem estar buscando exatamente a mesma vaga que você. Portanto, se prepare para a entrevista e tenha cuidado com a pontualidade, jamais, em tempo algum, chegue atrasado. Cumprimente a todos na empresa e ao ser apresentado ao entrevistador, cumprimente-o com um aperto de mão firme – cuidado para não exagerar – e faça contato visual, nada de ficar de cabeça baixa. Mostre entusiasmo.

DICA 2. Vista-se de forma neutra

Você não precisa vestir-se com a última moda de paris, mas vá com a melhor roupa que dispuser, desde que ela se adeque à situação, uma loja de surf e um escritório de advocacia, têm padrões de vestuário diferentes, concorda?

Para às mulheres, nada de decotes, shorts, roupas curtas, ou adereços muito espalhafatosos, lembre-se, o entrevistador tem que lembrar de suas habilidade e qualidade intelectuais, não de suas pernas ou daquele brinco enorme que ficava balançando de um lado para o outro.

Dica 3. Pesquise sobre a empresa

Você tem a obrigação de saber tudo sobre a empresa, quem são os fundadores, os avós, bisavô, tataravô, quando foi fundada, qual a posição da empresa no mercado, quem são seus principais concorrentes, qual a filosofia  da empresa, etc.

Não tem desculpa, na internet tem tudo.

DICA 4. Atenção à postura corporal

O corpo fala mais que as palavras, acredite. Portanto, cuidado com sua postura, não confunda humildade com subserviência, nem altivez com arrogância. Nada de falar baixo demais, nem aos berros, cuidado com se senta, você estará em uma entrevista, não no sofá de casa.

DICA 5. Fale sobre você e suas experiências profissionais.

No quesito falar sobre você, tenha em mente que o entrevistador não quer saber sua história desde que você era criança pequena lá em Barbacena. O que ele deseja é saber quem é “VOCÊ PROFISSIONALMENTE”, suas qualidades e defeitos. Pense muito sobre isso antes. Seja franco, em hipótese alguma minta sobre suas qualidades, será fácil descobrir a verdade.  E quanto aos defeitos, fale francamente sobre eles e deixe claro que está se esforçando para corrigi-los. É bom que esteja.

Jorge Costa

Consultor de Marketing e Politica

jorge@jorgewcosta.com.br

www.academiadeherois.com

Comments

comments