COMPARTILHAR

Portugal não está imune aos ataques terroristas que ameaçam diversos países da Europa, segundo o governo britânico. Os cidadãos do Reino Unido que decidem viajar para Portugal já foram alertados pelos conselhos oficiais, nesta quinta-feira (29), para se manterem "particularmente vigilantes" quanto à possíveis atentados, conforme destaca o Jornal de Notícias.

A página oficial do governo britânico divulgou informações de que a hipótese de ataques em território lusitano não deve ser descartada, reforçando que podem ocorrer atentados indiscriminados nos pontos mais frequentados por turistas em Portugal.



+ Sismo de 6.9 atinge Papua Nova Guiné com alerta de tsunami

"Há uma ameaça maior de ataques terroristas em todo o mundo contra os interesses do Reino Unido e contra cidadãos britânicos por parte de grupos ou indivíduos motivados pelo conflito no Iraque e na Síria", adverte a nota oficial, reproduzida pelo periódico.



O comunicado ainda destaca a importância de manter a atenção durante o período de Páscoa, época em que muitos europeus costumam viajar para outros países. "Os terroristas podem atacar locais religiosos, incluindo igrejas", complementa.

A inclusão de Portugal na lista britânica de países em alerta, formulada com o objetivo de orientar os seus cidadãos sobre domínios da vida no estrangeiro, coincide com a divulgação do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) em Portugal.

Segundo dados do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, aproximadamente 2,6 milhões de britânicos viajaram para o país em 2015, ano da mais recente contagem divulgada.