COMPARTILHAR

Imagens captadas num parque infantil em Bilbau, na Espanha, mostram como o racismo pode se encontrar na mais banal situação do dia a dia.

Uma criança entra acompanhada pela mão da mãe num parque infantil.



Primeiro, tenta brincar no escorrega, mas as outras crianças não a deixam subir para poder brincar. Empurram até o menino para o afastar.

A mãe, apesar do que vê, não se zanga e leva a criança para outra brincadeira, uma onde não está ninguém.



Durante alguns momentos a criança volta a brincar, acompanhada apenas pela mãe. Mas as mesmas crianças que não a deixaram brincar no escorrega acabam indo atrás da criança. Descem do escorrega e vão até o menino negro, aparentemente desferindo xingamentos uma das crianças acerta um tapa na cabeça do menino.

A mãe, impotente perante o que vê, pega o menino pela mão e o retira do parquinho. As imagens estão gerando um debate sobre racismo na Espanha.

Como realça o El Periodico, as imagens não permitem saber ao certo o que as crianças disseram nem a insistência em afastar a criança do parque infantil. Ainda assim, a forma como a criança é afastada por outras crianças levanta questões sobre o comportamento, não apenas dos meninos, mas dos próprios pais.

Um dos utilizadores de redes sociais que compartilhou o vídeo escreveu: "Todos os negros espanhóis já passaram por isto alguma vez".