COMPARTILHAR

O presidente norte-americano, Donald Trump, propôs o encontro com o homólogo russo, Vladimir Putin, em Washington. Trump lançou a proposta durante conversa telefônica com Putin em 20 de março, confirmou o assessor do presidente russo, Yuri Ushakov.

"Quando os presidentes conversaram por telefone, Trump propôs realizar o encontro em Washington", disse Ushakov a repórteres na segunda-feira (2). Ele acrescentou que foi o líder norte-americano que lançou a ideia da reunião.



"Se tudo der certo, espero que os norte-americanos não descartem a sua proposta de discutir a possibilidade de levar a cabo este encontro", destacou ele.

+ Trump é transfigurado em 'porco' em capa de prestigiada revista; veja



Contudo, nenhuns preparativos para uma possível reunião foram discutidos desde 20 de março, ressaltou o assessor de Putin. Os EUA e Rússia estão em conflito diplomático por causa do envenenamento do ex-espião russo, Sergei Skripal, no Reino Unido, que provocou uma expulsão recíproca de diplomatas.

Em 26 de março, o governo dos EUA expulsou 60 diplomatas russos e fechou o Consulado Geral russo em Seattle na sequência do caso Skripal. Moscou, por sua vez, ordenou a saída de 60 diplomatas norte-americanos da Rússia e o encerramento do Consulado Geral dos EUA em São Petersburgo. Com informações da Sputnik News Brasil.