COMPARTILHAR

Uma falha no radar que cobre o espaço aéreo do Rio causa transtornos nos aeroportos da capital fluminense desde a manhã desta quinta-feira (5).

Até as 10h52, das 44 movimentações de voos no aeroporto do Galeão, 22 atrasaram. Nenhum cancelamento foi registrado, segundo a concessionária RIOgaleão. Voos da ponte aérea São Paulo-Rio também apresentaram atrasos no terminal de Santos Dumont.



+ São Paulo recebe 100 venezuelanos vindos de Roraima nesta quinta

O problema ocorreu após uma série de instabilidades no sistema de visualização do equipamento, que é controlado pela Aeronáutica.



Segundo o órgão militar, a falha foi registrada por volta das 8h e desde então os aeroportos do Galeão (internacional) e o de Santos Dumont (doméstico) operam com um intervalo maior entre pousos e decolagens.

A maior separação entre as aeronaves, de acordo com a Aeronáutica, foi o procedimento adotado para "buscar manter o elevado nível de segurança das operações, com o menor impacto possível para os passageiros".

A Aeronáutica afirmou ainda que o Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) trabalha para corrigir as falhas no sistema, que também serão investigadas.

Por meio de nota, a assessoria de imprensa da RIOgaleão informou que reforçou as equipes de atendimento e segurança nos terminais para orientar os passageiros. Com informações da Folhapress.