COMPARTILHAR

Luiz Inácio Lula da Silva foi preso na noite deste sábado (7), tornando-se a primeira pessoa a ocupar a cadeira de presidente da República condenada por crime comum. Sentenciado a 12 anos e um mês de prisão, ele cumprirá pena por corrupção e lavagem de dinheiro.

+ Saiba mais sobre o assunto aqui



A história de Lula se confunde com a do Partido dos Trabalhadores (PT), fundado por ele. Em quase 20 anos de existência, altos e baixos marcaram a trajetória da legenda. Confira:

1980 Fundação



Criação do partido foi oficializada em fevereiro no Tribunal Superior de Justiça Eleitoral.

1982 Primeiro prefeito petista

O então ferramenteiro Gilson Menezes elegeu-se em Diadema, cidade da Grande São Paulo.

1984 Diretas Já

Partido tomou parte na mobilização por eleições presidenciais diretas no país.

1988 Constituição

PT se recusa a aprovar a Constituição de 1988. Anos mais tarde, Lula diria apoiar o texto.

1989 Prefeitura de São Paulo

Luiza Erundina é o primeiro nome da sigla a assumir a capital paulista.

1990 Estreia no Senado

Toma posse o primeiro senador petista, Eduardo Matarazzo Suplicy, que completaria 24 anos de mandatos consecutivos.

2002 Celso Daniel

Prefeito petista de Santo André, escolhido para coordenar a campanha presidencial de Lula naquele ano, é assassinado a tiros. Promotoria sustentou que Celso Daniel foi morto por descobrir um esquema de corrupção na prefeitura.

2005 Mensalão

Em entrevista à Folha de S.Paulo, deputado Roberto Jefferson (PTB) acusa petistas de comprar apoio no Congresso. O mensalão foi o principal escândalo do governo Lula. Foram condenados pela Justiça por corrupção líderes petistas como José Dirceu e José Genoíno.

2011 Dilma na Presidência

Dilma Rousseff torna-se a primeira mulher a eleger-se presidente no Brasil.

2014 Lava Jato

Polícia Federal deflagra a Operação Lava Jato, que descobre um esquema bilionário de desvios na Petrobras nos governos petistas.

2014 Reeleição

Na disputa presidencial mais apertada já vista no país, Dilma vence Aécio Neves (PSDB) no segundo turno com diferença de só 3,26 pontos percentuais.

2016 Impeachment

Dilma Rousseff foi afastada temporariamente pelo Senado no dia 12 de maio de 2016. Em 31 de agosto, Dilma perdeu o cargo definitivamente, em votação na mesma Casa, por 61 votos a 20.

2016 Fracasso nas eleições

O partido sofre derrota acachapante nas eleições. O eleitorado governado pelo PT na esfera municipal encolheu de 27,6 milhões, em 2012, para 4,4 milhões. Com informações da Folhapress.