COMPARTILHAR

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar reúne-se hoje para instaurar os processos contra os deputados Nelson Meurer (PP-PR) e Laerte Bessa (PR-DF), e sortear as listas tríplices para posterior escolha dos relatores dos respectivos processos.

Nelson Meurer foi condenado na Operação Lava Jato, em maio deste ano, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a 13 anos de prisão em regime fechado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O parlamentar é acusado de ter recebido propina de R$ 29 milhões no esquema de corrupção da Petrobras. O pedido foi feito pela Rede e pelo Psol.



+ No exterior, defesa diz que Lula é vítima de uma 'farsa'

Já o processo contra Laerte Bessa foi pedido pelo PSB. Segundo o partido, o deputado agrediu o subsecretário de Articulação Federal da Casa Civil do Distrito Federal, Edvaldo Dias da Silva, na Comissão Mista do Congresso Nacional que analisa a medida provisória que cria o Ministério da Segurança e trata também da divisão de verbas do Fundo Constitucional do DF entre segurança, saúde e educação.



Na reunião também haverá apresentação do plano de trabalho do deputado João Marcelo Souza (MDB-MA), relator do processo contra Paulo Maluf (PP-SP), atualmente afastado do mandato parlamentar.