Home EXPRESSO ARTIGOS Dia mundial do pão

Dia mundial do pão

O pão nosso de cada dia - por Luciano Moreira 16 de outubro A data foi instituída pela União Internacional de Padeiros e Afins em 2000 para celebrar este alimento essencial.

309
0

Dia Mundial do Pão
16 de outubro

A data foi instituída pela União Internacional de Padeiros e Afins em 2000 para celebrar este alimento essencial.
O pão é o alimento mais popular do mundo, estando presente nas várias refeições, assim como é o alimento mais versátil, dando origem a inúmeras receitas.
Seja de manhã ao pequeno almoço, de tarde ao almoço e lanche, ou à noite, ao jantar, o pão é uma peça chave da alimentação diária. Por vezes como entrada, outro como prato principal ou mesmo como sobremesa, o pão é um alimento muito consumido.
De custo baixo, o pão é também um dos alimentos que menos mal faz à saúde.
Quanto às variedades mais saudáveis de pão encontram-se o pão de espelta, o pão de milho, o pão de alfarroba, e o pão de malte, por exemplo.

História do pão

O primeiro registo do pão fermentado data de, aproximadamente, 4 mil anos a.C., quando os egípcios, realizaram a fermentação de uma massa de trigo. O pão era o alimento do povo. Os egípcios amassavam o pão com os pés, utilizando espécies de trigo de qualidade inferior. O trigo de qualidade superior estava reservado para os ricos.
Foram os romanos que espalharam o consumo do pão pela Europa. Era costume fazer-se uma cruz na massa do pão e rezar para que ele crescesse bastante, o que originou um corte que ainda se vê nos pães de hoje.
Até à Idade Média o número de pães era uma medida de pagamento.
Para os cristãos o pão é um alimento sagrado: um símbolo do corpo de Deus, da vida e de partilha.

Fonte: www.calendarr.com

VIALuciano Moreira / Jornal Expresso
Previous articleEleições 2018 um teste para a democracia brasileira
Next articleCESF comemora 20 anos educando com Amor e Confiança
O Jornal Expresso CE, é um veículo da Publicmais -Edição de Jornais e Revistas, fundado em 15 de agosto de 2013., com edição impressa no formato tabloide, com circulação mensal em: Maranguape, Maracanaú, Pacatuba e Guaiúba e Edição Digital, dirigida para o Maciço de Baturité/CE. Mas, por conta da pandemia encerrou sua edição impressa em fevereiro de 2020, e a edição digital em agosto de 2021, quando o Jornal Expresso CE, completou 8 anos de atividades.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here