COMPARTILHAR
Foto LM

Os acadêmicos da Acla – Academia de Ciências, Letras e Artes, comemoram seus 27 anos, no último dia 23 de junho, em solenidade na sede em Columinjuba.
O presidente Paulo Neves, conduziu a cerimônia exaltando a trajetória daquela arcádia, destacando as Galerias dos Presidentes 1992/2020, Patronos, Veteranos em Ciências, Letras e Artes, Distritais e Novos Acadêmicos, que compõem a Acla Columinjuba Capistrano de Abreu.

Destacou também, as contribuições:
ACLA
A academia nasceu no seio da família Abreu, do sonho de seu fundador Américo de Abreu, para cultuar os sonhos de Capistrano.

CIÊNCIAS
– Iniciado o acervo do Memorial Capistrano de Abreu com doações de Walfredo de Abreu Machado, quadro da “Casa do Major Jerônimo Honório de Abreu” (2ª casa do pai em Columinjuba) onde Capistrano morou na juventude.

LETRAS
– Foram Incorporadas novas obras de acadêmicos e beneméritos à Biblioteca Américo de Abreu; incluindo o “Cordel de Prosas” Capistrano de Abreu de Neves Pereira, produzido pela Editora Prellus, que foi distribuído aos participantes da solenidade.

ARTES
– Óleo sobre tela do artista plástico Vlamir de Souza, através do confrade Antônio Matos;
– Exposição das reproduções do acervo (imagens) doadas pelo Dr. Eurípedes Junior, curador da Sala Capistrano de Abreu do Instituto do Ceará;
– Planta de sua autoria levantada e última imagem da centenária casa onde nasceu Capistrano de Abreu em Maranguape, que ruiu em 1949 (há 70 anos), doada pelo historiador Raimundo Girão;
– Obelisco em cores redescoberto que marca o local, uma contribuição de Sebastião de Abreu;

Homenageados
José Gurgel Neto Destaque Social Administração Pública; Jonas Freitas Maciel Destaque Social Sociedade Civil; Paulo Tadeu Sampaio de Oliveira Mérito Cultural; Radialista Guto Rodrigues Mérito Cultural; João Ferreira do Nascimento Mérito Cultural; Francisco Bernivaldo Carneiro Mérito Cultural; José Helder Cordeiro Benemérito e os três últimos ex-presidentes: Pedro João de Abreu; Francisco José Moreira Lopes; Walter de Borba Veloso.

Instalação do Medalhão Acadêmico
Durante os festejos, o presidente da Acla Paulo Neves, introduziu o Medalhão Acadêmico, e adiantou, “o medalhão não é exclusividade da presidência, mas todos os acadêmicos deverão adquiri-lo, para uso em ocasiões solene”.

Confira cobertura completa em: facebook.com/jornalexpressoce

 

Comments

comments