Home EXPRESSO ARTIGOS Casei há pouco tempo, posso pedir o divórcio?

Casei há pouco tempo, posso pedir o divórcio?

128
0

O casamento, às vezes, pode não ser um conto de fadas como mostrado nos livros e filmes. Eventualmente, a vida de casado pode ser difícil, e se um dos dois, ou ambos quisessem o divórcio, o casal precisaria estar casado há mais de um ano para se separar judicialmente.

No entanto, atualmente, segundo o art. 226, § 6 da Constituição Federal:
“O casamento civil pode ser dissolvido pelo divórcio”
Ou seja, o divórcio não tem tempo mínimo para acontecer.

No caso de um dos cônjuges, ou ambos, cogitar o divórcio, é importante saber quais são os tipos de divórcio e como eles funcionam. Existem dois tipos, o divórcio judicial e o extrajudicial.

O divórcio judicial acontece na justiça, como próprio nome já diz, e é necessário quando há litígio ou filhos menores ou incapazes decorrentes da relação.

Já o divórcio extrajudicial acontece no cartório e só pode ser requerido se o casal estiver de comum acordo e não possuir filhos menores ou incapazes.
Na hipótese de o casal não estar satisfeito com a convivência, ou por outro motivo decidir divorciar, o primeiro passo é ter todos os documentos necessários em mãos, como a Certidão de

Casamento e o Pacto Antenupcial, se houver.
Com todos os documentos em mãos, basta comparecer no Fórum ou no Cartório junto ao advogado de família e dar entrada no processo.

Fonte: VLV Advogados – Escritório de Advocacia Valença, Lopes e Vasconcelos.

https://www.vlvadvogados.com/

 

VIALUCIANO MOREIRA / JORNAL EXPRESSO CE
SOURCEVLV Advogados 
Previous articleParóquia de Nossa Senhora da Penha de Maranguape celebra 170 anos
Next articleAcla e UBT recebem homenagem na AL/CE
O Jornal Expresso CE, é um veículo da Publicmais -Edição de Jornais e Revistas, fundado em 15 de agosto de 2013., com edição impressa no formato tabloide, com circulação mensal em: Maranguape, Maracanaú, Pacatuba e Guaiúba e Edição Digital, dirigida para o Maciço de Baturité/CE. Mas, por conta da pandemia encerrou sua edição impressa em fevereiro de 2020, e a edição digital em agosto de 2021, quando o Jornal Expresso CE, completou 8 anos de atividades.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here