Home CIDADES Arquidiocese de Fortaleza divulga Carta Circular com orientações diante da pandemia do...

Arquidiocese de Fortaleza divulga Carta Circular com orientações diante da pandemia do Coronavírus

25
0

Carta Circular 002/2020: Orientações diante da pandemia do coronavírus.

Caríssimos Irmãos Sacerdotes, Religiosos (as) e Leigos (as), Graça e Paz do Senhor!

No período Quaresmal viveremos a graça da Conversão e Páscoa. Nesta oportunidade se realiza a Campanha da Fraternidade, que neste ano 2020 nos convida a olhar de modo mais atento e detalhado para a vida. Com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34), busca conscientizar, à luz da palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, casa comum.

Diante das ameaças de uma pandemia viral à saúde de todos, seguindo orientações das autoridades sanitárias, achamos por bem neste ano não realizar a Caminhada Penitencial já totalmente programada, em vista do cuidado mesmo com a saúde de todos – dom de Deus na Casa Comum. Assim queremos, conforme nota da CNBB, que poderá ser vista também no site de nossa Arquidiocese, chamar a atenção de todos para diversas orientações nas celebrações litúrgicas como: abster de reunir muitas pessoas especialmente em ambientes fechados, nas igrejas e ambientes de reunião cuide-se que sejam bem higienizados e providencie-se álcool em gel para as pessoas, distância razoável entre as pessoas, não dar as mãos para oração e não realizar o abraço da paz, a comunhão seja dada na mão, a purificação do cálice e patena seja feita pelo mesmo sacerdote que preside a Eucaristia, não passando a outros a beber do cálice e sua purificação… serão, entre outros, gestos de cuidado e amor concreto.

Os idosos e enfermos estão dispensados do preceito, devendo permanecer em casa, podendo rezar acompanhando a Missa por meios de comunicação e fazendo sua comunhão espiritual. Todo cuidado será em benefício de não contaminação viral neste momento de apreensões. Usar sempre o bom senso. Assim está fazendo a Igreja onde vai chegando a contaminação com o corona vírus. Todos deveremos ir seguindo as orientações das autoridades sanitárias. Pode se seguir pelo site da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará: https://www.saude.ce.gov.br/coronaviruscovid-19/ .

Os sacerdotes, com os devidos cuidados, dêem o que for possível de conforto dos sacramentos aos enfermos. E todos nos unamos em oração para que o Senhor venha em socorro de nossa humanidade ferida. Quanto às programações futuras no período quaresmal e Semana Santa etc, iremos seguir as recomendações que forem necessárias. Confiamos a nossos irmãos sacerdotes, colaboradores no pastoreio da Arquidiocese, orientem os fieis e os estimulem na vivência quaresmal com gestos de reconciliação e perdão, de amor que se faça cuidado para com todos.

Com nosso abraço fraterno e orações, Santa Quaresma e Feliz Páscoa!

Em Jesus e Maria.

José Antonio Aparecido Tosi Marques
Arcebispo Metropolitano de Fortaleza

Previous articleMPCE notifica Planos de Saúde de Fortaleza para que realizem testes do Coronavírus
Next articlePrefeitura de Fortaleza promove operação de fiscalização de preços de álcool em gel e máscaras
O Jornal Expresso CE, é um veículo da Publicmais -Edição de Jornais e Revistas, fundado em 15 de agosto de 2013., com edição impressa no formato tabloide, com circulação mensal em: Maranguape, Maracanaú, Pacatuba e Guaiúba e Edição Digital, dirigida para o Maciço de Baturité/CE. Mas, por conta da pandemia encerrou sua edição impressa em fevereiro de 2020, e a edição digital em agosto de 2021, quando o Jornal Expresso CE, completou 8 anos de atividades.