Home CIDADES INSS suspende atendimento presencial durante Pandemia e dá algumas orientações

INSS suspende atendimento presencial durante Pandemia e dá algumas orientações

60
0

O Instituto Nacional do Seguro Social informou que durante o período em que perdurar as medidas de isolamento social, o atendimento presencial nas Agências da Previdência Social está suspenso, conforme o Decreto Estadual no 33.510, de 16/03/2020 e a Portaria nº 412/PRES/INSS de 20 de março de 2020.
Como forma de manter a articulação com a Rede Sócioassistencial do Município de Maracanaú e os segurados, o órgão orientou que o acompanhamento de notícias, informações e procedimentos deve ser feito pelo site www.inss.gov.br e as demandas individuais pela Central 135, no aplicativo MEU INSS ou no site gov.br/meuinss.
Os Atendimentos presenciais agendados serão reagendados quando restabelecer os atendimentos presenciais. Foi adiado por 120 dias, o prazo para se cadastrar no Cadastro Único para fins de manutenção do BPC e para evitar novos bloqueios/suspensões/cessações quando o beneficiário não está inscrito no Cadastro Único ou este se encontra desatualizado. Beneficiários do BPC com benefícios na situação de bloqueados por não inscrição no Cadastro Único, poderão entrar em contato com a Central 135 para solicitar desbloqueio.
As seguintes situações não gerarão prejuízo para o recebimento do benefício por 120 dias: Falta de comprovação de vida, Renovação ou revalidação de procuração, Falta de renovação de declaração de cárcere , Falta de apresentação de CPF, Ausência de apresentação de documento que comprove o andamento regular do processo legal de tutela ou curatela, Envio de cartas de convocação aos beneficiários com dados cadastrais inconsistentes ou faltantes identificados e a Impossibilidade da execução do programa de Reabilitação Profissional.
Os pagamentos de todos os benefícios permanecem assegurados, respeitando os critérios e as normas vigentes. Para a Perícia Médica de Auxílio Doença, a orientação é que segurado agendado deverá acompanhar através do MEU INSS, a criação da exigência para enviar o atestado médico. Para os não agendados, deve agendar normalmente e aguardar a criação da exigência.
Os cidadãos têm mais uma opção para acessar o extrato do Imposto de Renda (IR) – ano-base 2019. Além de estar disponível pelo Meu INSS, com login e senha ou aplicativo, há agora a opção para aqueles usuários que não conseguem gerar sua senha. O novo endereço para obtenção do informe de rendimentos é https://extratoir.inss.gov.br.
O INSS alerta que é falsa a informação de que a pessoa acima de 60 anos, que estiver na rua a partir do dia 20 de março de 2020 terá sua aposentadoria suspensa por tempo indeterminado. É falsa também, a suposta penalidade de suspensão do benefício. A Agência de Maracanaú está atendendo, das 8 às 14 horas, através dos números: 3382.0482/3382.1354/3255.7655/3255.7652.

Previous articleIsenção de faturas da Cagece e suspensão da tarifa de contingência passam a valer a partir de 1º de abril
Next articleSetor privado cearense se une em campanha de arrecadação no combate ao coronavírus
O Jornal Expresso CE, é um veículo da Publicmais -Edição de Jornais e Revistas, fundado em 15 de agosto de 2013., com edição impressa no formato tabloide, com circulação mensal em: Maranguape, Maracanaú, Pacatuba e Guaiúba e Edição Digital, dirigida para o Maciço de Baturité/CE. Mas, por conta da pandemia encerrou sua edição impressa em fevereiro de 2020, e a edição digital em agosto de 2021, quando o Jornal Expresso CE, completou 8 anos de atividades.