COMPARTILHAR

A partir de hoje, o Jornal Expresso CE em parceria com o jornalista Ibraim Gustavo disponibiliza toda segunda e sexta, conteúdos pra você que quer aprender um pouco mais sobre o mercado do empreendedorismo brasileiro e, claro, te dar dicas de como fazer o seu negócio, comércio ou empresa ter sucesso, especialmente durante esse momento de dificuldade que enfrentamos com a crise de Coronavírus.

01 – Você está preparado?



A maioria dos grandes empreendedores que conhecemos e dos grandes empresários do mundo iniciaram suas atividades durante algum período de crise. São os casos de marcas famosas, como: Nutella, Uber e Airbnb, que foram criadas para satisfazer a necessidade do mercado.
De olho nas dores que o mundo vive hoje – desemprego, informalidade e ausência de liberdade – queremos ajudar os brasileiros a encontrarem uma solução para enfrentar a
situação que o mundo todo atravessa. Então, a partir de hoje, você vai receber informações, dicas e insights que vão te encorajar a levantar-se e deixar fluir de dentro de você este espírito empreendedor que vai ajudar a reerguer o Brasil.
Portanto, este não é momento para ter medo e se esconder, mas para arregaçar as mangas, criar coragem e aproveitar a oportunidade de sair na frente e vencer.

02 – Você sabe o que é MEI?



Se você é autônomo ou trabalha de maneira informal mas quer mudar o patamar do seu negócio e ter uma empresa aberta, possuir um CNPJ, contratar um funcionário, conseguir se aposentar através dessa empresa e pagar menos tributo para ter todos esses benefícios, sim, você pode!
A modalidade Microempreendedor Individual (MEI) foi criada em 2008 no Brasil para formalizar milhões de trabalhadores que não poderiam pleitear por esses e outros direitos.
São profissionais de diversas áreas, como vendedores, comerciantes, cabeleireiros e artistas, por exemplo, que, com a MEI aberta, podem ganhar até 81 mil reais por ano.
E é muito fácil abrir a sua própria empresa. Você pode fazer agora mesmo, de casa, pelo computador ou celular, acessando o site portaldoempreendedor.gov.br, e seguindo o passo
a passo. O cadastro é gratuito, e você paga uma taxa que varia de R$ 51,95 a R$ 57,95 por mês, dependendo da modalidade exercida. Essa taxa é o que garante os direitos trabalhistas previstos em lei para todos os que possuem MEI. Entre os benefícios estão auxílio-maternidade, afastamento remunerado por problemas de saúde, isenção de impostos federais como PIS, Cofins, Imposto de Renda e IPI, abertura de conta em banco
com acesso a crédito a juros reduzidos, e a tão sonhada aposentadoria.
O sonho de empreender começa por aqui. Faça o seu cadastro hoje mesmo e comece a planejar sua empresa, calcular seu faturamento mensal, e a desfrutar dos seus direitos.

03 – Mercado de Trabalho em Tempos de Crise

Toda crise traz enormes desafios para nós. Sejam elas guerras, revoluções, convulsões sociais, fenômenos ambientais que saem do controle, como terremotos e tsunamis, todo cenário de caos provoca em nós uma sensação de insegurança e incerteza.
A crise econômica de 2008, por exemplo, deu ao mundo a oportunidade de se reinventar.
Novas modalidades de negócios foram criadas, e o consumo ganhou diferentes faces: a hospedagem ganhou uma nova cara a partir do surgimento do Airbnb, e o transporte foi reinventado com a chegada do aplicativo Uber em todo o mundo.
De tempos em tempos, a sociedade necessita de um novo fôlego de transformação econômica, e assim aparecem no mercado ferramentas inéditas para satisfazer essa demanda, como as plataformas de streaming, como Netflix e Prime Video (Amazon), que revolucionaram a forma de consumirmos conteúdos, ou o Ifood, que com alguns poucos cliques no celular, sua comida chega em casa ou em qualquer endereço desejado por você.
A pandemia mundial de Coronavírus é uma realidade, e a única certeza que todos têm é de que o mundo nunca mais será igual. A pergunta é: você vai ficar parado esperando passivamente as coisas mudarem, ou vai tomar uma atitude, iniciar seu empreendimento agora mesmo, e estar entre aqueles que vão mudar o mundo?

Ibraim Gustavo – Jornalista, pós-graduado em Marketing (UNIP) e MBA em Comunicação e Mídia (UNIP).
É também escritor, redator e radialista, e possui formação em Profissões do Futuro (plataforma O Futuro das Coisas), e no programa Restartse (plataforma StartSe).