Home EXPRESSO ARTIGOS Mundo VUCA

Mundo VUCA

Blogs - Expresso Artigos: Hora do Empreendedor com Ibraim Gustavo, toda segunda e sexta, abordando temas atuais.

21
0

 

Se você nasceu há mais de 20 anos, já deve ter percebido que o mundo é completamente diferente daquele que você conheceu quando criança, certo? Os indivíduos das gerações anteriores ao ano 2000 tiveram de se adaptar às mudanças constantes e extremamente aceleradas para conseguir estudar, trabalhar, comprar e vender, ou seja, sobreviver nessa nova realidade.

O conceito de Mundo VUCA (sigla em inglês), refere-se a um cenário de Volatilidade,
Incerteza, Complexidade e Ambiguidade, a que todos nós estamos expostos, desde o profissional registrado em carteira, até às grandes corporações, passando pelos trabalhadores informais e até mesmo os desempregados.

É um quadro em que o mercado é volátil, ou seja, ele muda constantemente, e sem parar; onde tudo é incerto, nada mais é eterno e ninguém tem a resposta para todas as coisas; é um cenário extremamente complexo, de difícil compreensão e até mesmo aceitação; e ele é também ambíguo, tem diferentes sentidos, formas e meios de se fazer e acontecer.

Em meio a tudo isso estamos nós, os profissionais do século 21, e precisamos estar atentos
às mudanças impostas por uma sociedade que está sempre correndo e se transformando.

Ibraim Gustavo – Jornalista, pós-graduado em Marketing (UNIP) e MBA em Comunicação e Mídia (UNIP).
É também escritor, redator e radialista, e possui formação em Profissões do Futuro (plataforma O Futuro das Coisas), e no programa Restartse (plataforma StartSe).
VIAREDAÇÃO / JORNAL EXPRESSO CE
SOURCEIBRAIM GUSTAVO
Previous articleLive 14 de maio – Bombeiros em casa com a melhor idade
Next articlePODER, POLÍTICA & MERCADO 18 DE MAIO DE 2020
O Jornal Expresso CE, é um veículo da Publicmais -Edição de Jornais e Revistas, fundado em 15 de agosto de 2013., com edição impressa no formato tabloide, com circulação mensal em: Maranguape, Maracanaú, Pacatuba e Guaiúba e Edição Digital, dirigida para o Maciço de Baturité/CE. Mas, por conta da pandemia encerrou sua edição impressa em fevereiro de 2020, e a edição digital em agosto de 2021, quando o Jornal Expresso CE, completou 8 anos de atividades.