COMPARTILHAR

Primeiro, pense no tipo de sujeira que se encontra na toalha. Não sabe? Nós ajudamos. Segundo um artigo publicado no UOL as toalhas que usamos para nos secarmos após o banho estão repletas de bactérias e de pele morta, e por vezes até de fezes – conforme explica o infectologista Gustavo Johanson, da Universidade Federal de São Paulo, à publicação.

"A grande maioria das bactérias da pele não são patogênicas e estamos adaptados", afirma Johanson. Por isso mesmo, e em parte trata-se de uma questão de bom senso.



"Não existe na literatura médica uma recomendação de quantas vezes temos de lavar as toalhas. Se o ambiente está quente e úmido, é necessário lavá-la mais rapidamente, comparativamente a um ambiente frio e seco", acrescenta o infectologista.

Entretanto, e também em declarações ao UOL, a microbiologista Maria Teresa Destro, afirma que o 'bom senso' consiste em lavar as toalhas uma vez por semana.



Adicionalmente, os dois especialistas alertam que é igualmente imperativo os cuidados tomados no dia-a-dia entre as lavagens.

"Colocar a toalha num local arejado e mantê-la seca evita a proliferação de bactérias e fungos", salienta Maria Teresa.

Leia Também: Máscara caseira para acabar com a acne e hidratar o rosto