COMPARTILHAR

Conhecer o mercado, promover pesquisas, construir e otimizar a relação com stakeholders, logística de recebimento e entrega de mercadoria. Essas e muitas outras são também tarefas da equipe de marketing, que muito mais que criar estratégias de vendas e divulgação, preocupa-se com o negócio como um todo, em todas as suas complexidades.

O marketing faz parte da administração geral da empresa, que preocupa-se não somente com a promoção da marca para o público, mas cuida também da aparência da instituição para todos os que têm algum tipo de envolvimento com ela, como público interno (como colaboradores e a direção da empresa), fornecedores, e todo o pessoal terceirizado que presta algum tipo de serviço para ela. Para Peter Drucker, considerado o pai da administração, um trabalho de marketing bem executado diminui o esforço da equipe de venda em obter êxito.

O marketing precisa definir seu público-alvo, estabelecer o preço do produto ou serviço oferecido, buscar maneiras de agregar valor aos clientes já conquistados e criar formas de alcançar clientes em potencial e convertê-los em usuários da marca.

Com as possibilidades digitais da atualidade, o marketing ganhou novas ferramentas e subsídios para ir além, coletando e separando dados que serão usados para criar a melhor comunicação e a melhor oferta ao público.