Home EXPRESSO ARTIGOS AS TORTURAS AO MEIO AMBIENTE!

AS TORTURAS AO MEIO AMBIENTE!

19
0

Impiedosamente, estamos a assistir diariamente as duas agruras porque passa o meio ambiente brasileiro. Duas porque uma é a divulgação quase festiva dos tristes fatos provocados pelo fogo que não sabemos em que dimensão podemos responsabilizar a natureza pela intensidade dos mesmos e a outra são as consequências deixadas pelo sinistro dos incêndios.

No meio dessa tragédia toda, há informações que não chegam à grande parte da população e uma delas apresento agora. Um dos elementos contributivos para que o fogo tenha atingido as dimensões que chegaram e onde chegaram se deve ao fato de ter sido retirado o GADO daquela região que se alimenta do pasto daquela terra! Com o pasto crescido, a intensidade do calor, a combustão natural se expressa de forma mais fácil e tenaz. O gado, naquelas províncias é considerado o grande “bombeiro” do local. Com a redução ou eliminação desse elemento ativo no meio ambiente a natureza, que não se autocontrola, facilita a disseminação do fogo.

Os comentários são mais criminosos que a intensidade dos sinistros provocados pelas chamas das queimadas.
O Artigo 225 da Constituição Federal nunca foi trazido a presença da população para que esta fique informada como, do ponto de vista constitucional, o meio ambiente, é tratado no Brasil!

Sem olhar para o restante do país sabemos que só a Amazônia legal brasileira está distribuída em cinco milhões e quinhentos mil quilômetros quadrados. É fácil controlar essa dimensão toda sem estradas, aeroportos, portos, veículos adequados, recursos humanos suficientes para atender as necessidades mais emergentes dentre outras exigências? A Amazônia é composta por 9 países na região norte. A TV mostra um foco de incêndio mas não mostra nem a latitude nem a longitude onde o mesmo está a ocorrer. Como acreditar que aquele foco está a ocorrer em território brasileiro?

Curiosamente, há países europeus, que se dizem preocupados com a situação do nosso meio ambiente e falam que enviam recursos financeiros para a região mas não publicam nem o CNPJ das organizações a que o recurso é destinado ou o CPF de quem recebe os valores enviados. Como acreditar na boa intenção deles sem essas informações?

A Amazônia é dominada por uma grande umidade, o fogo não se espalha sem o sólido auxílio da gasolina e esta não chega lá sozinha!
Portanto o meio ambiente brasileiro não está abandonado como querem fazer crer!

Adm. Prof. Cícero Mais

Previous articleA fome tem pressa
Next articleTEMPO DA VIDA
O Jornal Expresso CE, é um veículo da Publicmais -Edição de Jornais e Revistas, fundado em 15 de agosto de 2013., com edição impressa no formato tabloide, com circulação mensal em: Maranguape, Maracanaú, Pacatuba e Guaiúba e Edição Digital, dirigida para o Maciço de Baturité/CE. Mas, por conta da pandemia encerrou sua edição impressa em fevereiro de 2020, e a edição digital em agosto de 2021, quando o Jornal Expresso CE, completou 8 anos de atividades.