COMPARTILHAR

Cerca de 130 lojistas do Casarão dos Fabricantes, que pegou fogo há pouco mais de um mês no Centro de Fortaleza, vão recomeçar em um novo espaço, localizado no Bairro Centro, nesta quinta-feira (8). Os locatários que não aderiram ao novo projeto ofertado pela administradora do equipamento incendiado estão distribuídos em outros dois empreendimentos no Centro da capital.

O Casarão dos Fabricantes, localizado na Avenida Alberto Nepomuceno com a Rua Rufino de Alencar, no Centro de Fortaleza, foi atingido por um incêndio de grandes proporções no dia 5 de setembro. O centro de compras fica entre a Catedral Metropolitana de Fortaleza e o Mercado Central. O incêndio deixou cerca de 160 comerciantes sem local para trabalhar.



De acordo com Camila Botelho, administradora do local, o novo espaço é resultado de uma parceria. “O responsável pelo galpão estava iniciando as atividades e resolveu nos ceder o espaço disponível. A gente fez reuniões, sorteios para alocar os permissionários [locatários]”, explica. As ações de reforma do local e organização acontecem há uma semana.

Com uma estrutura menor, em comparação ao Casarão, nem todos os lojistas vão continuar com a mesma quantidade de boxes no novo prédio. “A gente conseguiu para grande maioria os mesmos boxes. Até os que tinham muitos [boxes] estão cedendo por causa do menor espaço. Eles estão sendo muito solícitos uns com os outros”, pontua. Foi criada uma lista de reserva para os lojistas que tinham mais de um box antigamente, para que no futuro possam ampliar o espaço.



“Está tendo muita solidariedade, muita gente está ajudando. Doaram manequins, doaram mercadorias, além de quem vai vir para participar da festa”, explica Botelho. A festa de inauguração do local acontece às 10h da quinta-feira (8).

Elenita Alves, locatária no Casarão dos Fabricantes há 15 anos, irá recomeçar no novo local e mostra-se animada com essa nova fase. “As expectativas são as melhores possíveis. Dia 5 fez um mês do acidente. O período agora é de dar a volta por cima. Não só eu, mas todo mundo está acreditando que vai dar certo”, diz a lojista que começou como vendedora de lanches, no antigo Casarão, e hoje é proprietária de loja.

Lojistas insatisfeitos

Apesar de alguns terem aderido ao local, não foram todos que se mostraram satisfeitos. De acordo com Diana Santos, representante de outro grupo de locatários, com cerca de 65 pessoas, o novo local não agradou a parte dos lojistas que trabalhavam no antigo espaço.

“As pessoas estão se recusando a se manter em uma gestão em que houve prejuízos anteriormente. Na realidade, é uma estrutura que não está nem aos pés do que tínhamos antes, e a grande maioria não está satisfeita com isso”, relata.

“Eu não estou nesse projeto, e estou totalmente insatisfeita [com ele]. Eu estou no Catedral Empreendimentos por minha conta e risco”, disparou Alderiza Gadelha, também locatária do Casarão dos Fabricantes. “[O novo espaço] é um local longe, é um local bem diferente do que tínhamos. Lá no Casarão, a gente não era feira, a gente não trabalhava com banquinha, nós tínhamos as nossas lojas”, relata sobre não aderir ao novo espaço.

Serviço

 

Endereço: Rua Icó, nº 112, na esquina com a rua Maranguape – Centro de Fortaleza

Funcionamento: quarta-feira a domingo, das 9h às 17h

Inauguração: quinta-feira (8), às 10h.

Fonte: G1 CE

Foto: Kid Júnior