Não é mimimi nem discurso de lacração. A atenção quanto ao aquecimento global, causas de justiça social, defesa de minorias entre outras bandeiras são plataformas importantes para quem deseja empreender. Empresas sustentáveis e marketing verde são elementos fundamentais para empreendedores ficarem atentos.

O consumidor de hoje reverencia marcas que se preocupam com questões do meio ambiente, que demonstrem e provem que estão colaborando para eliminar o desperdício e atenuar os impactos ambientais que sua produção causa.

Empresas sustentáveis e o mercado europeu

Países como França, Bélgica e Holanda valorizam empresas sustentáveis e que se preocupam com o meio ambiente.

Em meados de 2020 , países pertencente à União Europeia e o Reino Unido anunciaram que pretendem não mais adquirir produtos vindos do Brasil, enquanto o país não se preocupar com a questão ambiental, e o desmatamento e os recorrentes incêndios na Floresta Amazônica.

Juntas, essas nações compraram cerca de US$ 6,77 bilhões em produtos do agronegócio brasileiro, representando quase 10% dos lucros do setor entre janeiro e agosto de 2020.

Segundo um estudo da Ellen MacArthur Foundation, em parceria com o McKinsey Centre for Business and the Enviroment e a SUN (Stiftungsfonds für Umweltökonomie und Nachhaltigkeit), até 2030, a economia circular (do compartilhamento, do reuso, da reciclagem) será responsável pelo aumento de 30% da economia da Europa, o que representa quase 1,8 trilhão de euros por ano, ou seja, algo em torno de R$ 10 trilhões anuais.

A sustentabilidade e o marketing

Obviamente, as ações não podem ser reduzidas a publicidade, marketing e propagandas. Atividades que promovam o melhoramento da vida do planeta e das mais diversas populações que o habitam são fundamentais para o bem-estar de todos.

Por outro lado, não há motivo que impeça o comerciante, empresário ou empreendedor a utilizar suas ações para demonstrar que sua empresa é sustentável.

O marketing verde, marketing ambiental, ou ainda ecomarketing, podem ajudar uma marca a melhorar sua imagem diante do público, especialmente para aqueles clientes que desejam adquirir produtos de empresas sustentáveis e que mantenham uma política ecológica voltada à proteção do bioma e da natureza.

Seja o seu comércio micro, pequeno, médio ou grande, é fundamental que você mantenha uma política de responsabilidade socioambiental, não somente para garantir seu papel na preservação da natureza e dos recursos naturais, bem como colaborar na aprovação da sua marca diante da opinião pública e do seu cliente.

VIAHora do Empreendedor
FONTEJornal Expresso CE