COMPARTILHAR

Cada vez mais falamos sobre as novas habilidades que o mercado espera dos profissionais. A capacidade de adaptação é uma importante competência requerida.

Quem poderia imaginar que 2020 nos traria tantas surpresas? Lojas fechadas, centros comerciais impedidos de abrir as portas, e a economia em recessão. Situações inesperadas, que podem trazer preocupação e desespero, também testam nossa capacidade de adaptação.



Medo, temor e insegurança são sentimentos comuns em situações de instabilidade e incerteza. E hoje é dia de falarmos sobre a habilidade e capacidade de adaptação que o empresário precisa ter para superar desafios e crises.

Capacidade de adaptação como competência



Você sabia que capacidade de adaptação ou de adaptabilidade, ou seja, o poder de ajustar-se a uma nova realidade, é uma das principais competências listadas pelo Fórum Econômico Mundial, que é uma das maiores autoridades no assunto?

Pois é! Entender o que está acontecendo no mundo, estar disposto a adaptar-se às mudanças no ambiente, e ir em busca de caminhos e soluções para manter-se vivo nos negócios é um enorme desafio, mas que pode te trazer benefícios a médio e longo prazos.

Não vale a pena gastar energia para alterar toda uma situação, ainda mais quando se trata de algo tão complexo como a pandemia de coronavírus. São demandas que não estão sob o nosso controle, que não fazem parte do nosso microcosmos.

Adaptação num mundo complexo

Nossa meta, então, é aplicar todos os esforços para encontrar uma saída em meio à crise, nos adaptar e sair na frente. A competência de prever ou antecipar uma situação, é extremamente relevante para uma empresa ou um profissional que deseja empreender nesse cenário de constantes mudanças e alterações rápidas e significativas.

E para empreender, inovar e criar o novo, faz-se necessário lançar mão dessa capacidade de adaptação.

Se o mundo está parado, o que eu devo fazer? Qual deve ser a minha postura? O que as pessoas estão precisando, e como vou suprir essa necessidade? Perguntas como essas podem nos dar insights para encontrarmos formas de resolver o problema que aflige a sociedade, e nos tornar referência para ela. Isso é adaptação: ajustar-se a qualquer circunstância, e entregar solução às pessoas.