COMPARTILHAR

Músicos, atores, filósofos, jornalistas, políticos. Todos aproveitaram a quarentena para aparecer mais, e as lives nas redes sociais se tornaram uma febre.

O Instagram, famosa rede de social de compartilhamento de imagens, tem tido uma avalanche de lives todos os dias durante a quarentena, principalmente no período noturno.



São artistas, influenciadores, médicos, jornalistas, políticos, filósofos, e até anônimos que têm separado alguns minutos do dia para compartilhar um pouco da sua vida pessoal, do seu conhecimento, das ideias e pensamentos que têm para esses dias e para o futuro.

As lives nas redes sociais viraram febre durante a quarentena.



No início, de forma totalmente voluntária, músicos, especialmente da linha  sertaneja, simplesmente pegavam o violão, ligavam suas câmeras e começavam a cantar os sucessos de sua carreira e outras canções de grandes intérpretes.

Depois deles, empresas de mídia e jornalismo também colocaram reportagens e entrevistas no ar, utilizando diversas plataformas, como Youtube, Facebook e o próprio Instagram para fazerem lives.

Muita gente percebeu que pode ser vista e fazer sua marca aparecer para centenas e até milhares de pessoas, de forma totalmente gratuita e orgânica, sem colocar pressão sobre o público, que escolhe ou não assistir a uma live, a depender do seu interesse pessoal.

É uma forma autêntica, inovadora e totalmente gratuita de mídia e publicidade. Por isso, desde o pequeno comerciante até as grandes empresas podem utilizar as lives nas redes sociais como recurso para se conectar com seu público.

Dicas para fazer uma live

Algumas dicas para iniciar lives nas redes sociais, são: descubra quais são os interesses dos seus clientes ou público-alvo; saiba sobre o que eles gostam de falar; crie um conteúdo exclusivo para o público, e não fique apenas apresentando produtos, promoções ou tentando vender alguma coisa; esse conteúdo deve ser direcionado a seu público-alvo, e evite ser generalista demais.

Lembre-se que o momento nos faz vivenciar uma explosão de lives nas redes sociais, com centenas e talvez milhares de pessoas ao vivo ao mesmo tempo. Então, é importante que você avalie qual o melhor momento e horário do dia para iniciar a sua.

Leve em conta quem é o seu público-alvo. Tenha em mãos qual ou quais os horários em que ele está conectado à internet, especialmente na rede social que você vai escolher para fazer a live, e se ele dispõe do tempo que você precisa para dar a informação.

É importante que você obtenha o feedback da audiência, por isso, lance perguntas, enquetes para ela responder, e deixe seus canais de contato e atendimento sempre abertos para o envio de perguntas e sugestões. As lives nas redes sociais são, sem sombra de dúvida, uma forma de estar próximo do seu cliente, ainda que à distância. Quando tudo isso terminar, é de você que ele vai se lembrar.

////////////////////////////////////

Quanto melhor o conteúdo oferecido, mais eficaz é a sua promoção

Encher a timeline do seu cliente de anúncios nem sempre é o caminho. A melhor promoção para o seu negócio é transmitir informação e conteúdo de qualidade.

Anúncios e propagandas em excesso não são sinônimo de sucesso para nenhuma empresa. Você pode até imaginar que quanto mais virem sua marca por aí, mais as pessoas vão se lembrar dela.

Na verdade, o que o público quer o empreendedor precisa entender que quanto mais conteúdo, mais promoção ele fará da sua marca.

Quem nunca pulou os cinco primeiro segundos dos vídeos do Youtube? Ou então, correu o feed rapidinho para não ouvir aquela voz de novo no Facebook ou no Instagram?

E muito antes das propagandas digitais, todos nós ficávamos atentos ao controle remoto para trocar de canal durante o intervalo de um filme, novela ou programa.

Você parou pra pensar por quê? E mais que isso, já parou pra pensar que se você faz isso, muita gente também faz? Por que, então, a sua propaganda seria recebida pelo público de uma forma diferente?

É muito difícil encontrar, hoje em dia, alguém que tenha tempo para escutar uma propaganda por trinta ou sessenta segundos.

Geralmente, entendemos promoção como a ação de reduzir o preço de um produto ou serviço que é oferecido por uma loja ou marca.

Na verdade, o próprio ato de torná-los mais baratos para o consumidor final é uma forma de promover, ou seja, mostrar a marca, pôr em destaque.

A promoção é uma parte de um todo maior, e pertence às estratégias de marketing de sua empresa. Quanto mais ampla e eficiente for sua estratégia, melhores resultados ele trará.

Mas, promover-se vai muito além de baixar o preço. Promoção tem a ver com todas as atitudes que você deve tomar para apresentar-se como a melhor opção para o público, ainda que não seja a mais barata.

E sabe qual a melhor maneira de se promover neste momento? Fazendo-se presente, e entregando conteúdo!

Sendo assim, as empresas que ganham o tempo do seu público são aquelas que entregam algo de valor, e isso geralmente está associado a algum conteúdo que interesse às pessoas que fazem parte desse grupo.

Criando um bom conteúdo

Se você trabalha no ramo de alimentos e bebidas, que tal dar dicas de temperos e ingredientes que você usa no seu restaurante ou lanchonete?

Se o seu negócio é beleza e bem-estar, lives nas redes sociais com a participação de hair stylists ou maquiadores profissionais, podem chamar muito a atenção.

Se você é proprietário ou trabalha num pet shop, informações de como cuidar, brincar e alimentar os bichinhos de estimação, incluindo até mesmo pequenas entrevistas com médicos veterinários no site de sua loja, com certeza encantam mais os amantes de pets que qualquer oferta de ração.

Está vendo como são muitas as opções? Não vale a pena você ficar o tempo todo dizendo ao público que seu produto é o melhor, o mais bonito, o mais barato do mercado.

O que importa é você compartilhar conhecimento, transmitir informação e estar ao lado dele quando ele mais precisa.