COMPARTILHAR
37 Anos a serviço do varejo e do consumidor

De Clube de Lojistas a Câmara de Dirigentes Lojistas. A CDL de Maranguape, é uma instituição sem fins lucrativos que visa aproximar os segmentos varejistas para tratar de interesses comuns ao comércio, propiciando um clima de cooperação e troca de informações e ideias. Além de oferecer tanto aos lojistas quanto aos consumidores em geral serviços completos de SPC.



Antecedentes:

Em 1984, Maranguape sofria com a decadência econômica proveniente da estagnação de suas atividades agropecuárias, declínio do turismo como reflexo do desequilíbrio ecológico na serra e o fechamento do balneário Pirapora Palace, tudo isso agravado com a perda do Distrito Industrial de Pajuçara, face a emancipação de Maracanaú. Todo esse quadro recessivo já refletia fortemente nos estabelecimentos de serviço e comercio em Maranguape.



A fundação do CDL de Maranguape

Foi nessa conjuntura recessiva que surgiu o então Clube dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Maranguape, que integrando e unindo os empreendedores locais, transformou-se num verdadeiro fórum sobre estratégias desenvolvimentistas para o município.

Além de disseminar o crédito ao consumidor, difundir novas tecnologias, capacitar recursos humanos, o CDL liderou reinvindicações de segurança pública, e de infraestrutura de rodovias, de subestação de energia elétrica, da adutora do Acarape, dentre outras.

CDL e o Movimento Pra Frente Maranguape

Em 1990, os líderes do CDL criaram um novo movimento denominado “Movimento Pra Frente Maranguape (MPFM)”, que reunia os empreendedores e apresentava aos cidadãos um projeto que demonstrava a necessidade de o governo municipal agir como indutor do desenvolvimento local e da câmara municipal discutir políticas públicas para geração de emprego e renda, assim como incentivos fiscais para atrair investimentos no município.

O Pacto de cooperação

Em 1993, é celebrado na AABB um pacto de cooperação entre o CDL e a Prefeitura de Maranguape, que resultou na criação da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento como instrumento para operacionalizar o referido pacto tendo o empreendedor Paulo Neves como titular.

 A Câmara de Dirigentes Lojistas:

Em 2001, o Clube de Dirigentes Lojistas de Maranguape é transformado em Câmara de Dirigentes Lojistas de Maranguape, através de aditivo ao Estatuto Social passando a ser integrado por um conselho deliberativo composto pelos ex-presidentes (efetivos ou em exercício). Desde então a CDL trabalhando a serviço de seus associados e da comunidade maranguapense.

Presidentes da CDL de 1984 a 2021

1984/1985 – Marcélio José de Melo

1986/1987 – José Célio Cavalcante

1988/1989 – Paulo Roberto Neves Pereira

1990/1991- José Célio Cavalcante

1992/1993 – Marcélio José de Melo